'Share' do BBB desaba em dez anos

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin

Colunista do UOL
  • Alex Palarea, Felipe Assumpção e Marcello Sá Barretto / AgNews

    Amanda e Cézar, a dupla finalista do "BBB15", o segundo pior em audiência da história do reality show

    Amanda e Cézar, a dupla finalista do "BBB15", o segundo pior em audiência da história do reality show

A audiência geral do "BBB15", em share, teve apenas 0,6 ponto percentual de TVs ligadas acima do "BBB14" -- este, sim, o mais baixo de todos os tempos (veja números completos abaixo).

Dados consolidados de audiência na Grande SP, obtidos até a última segunda, apontam que a edição do reality encerrada ontem teve 39,6% de TVs ligadas, contra os 39% da edição anterior. Ainda não foi divulgado o share de ontem, mas ele não é capaz de reverter esse resultado, pois representa apenas um dia de exibição em mais de três meses de atração.

Essa porcentagem é o chamado "share", a participação de um programa no universo de TVs ligadas. Ou seja, cerca de 4 em cada dez aparelhos de TV ligados na Grande SP acompanharam o reality do começo ao fim. Trata-se de um excelente resultado, que nenhuma emissora, exceto a Globo, obtém em nenhum de seus  programas.

Porém, se comparado com os quase 7 em cada dez aparelhos de TV ligados na quinta edição, em 2005 (69,7%), a queda impressiona.

Esses são dados da TV aberta. Não há ainda dados sobre quem acompanhou o reality pela TV paga ou em pacotes de pay-per-view. Mesmo assim, esse universo (TV paga + PPV) é bem menor comparado ao público da TV aberta.

Pontos também caem

Em pontos, a edição que tornou Cézar o mais novo milionário brasileiro (levou R$ 1,5 milhão líquido e já fala em se candidatar a deputado nas próximas eleições) fechou com média de 22,6 pontos, também a segunda pior performance desde a primeira edição.

No ano passado, a média foi de 21,7 pontos (hoje cada ponto vale por 67 mil domicílios). Porém, sempre que é feita essa comparação em pontos, em outros programas, a Globo argumenta que é uma comparação inexata, pois o valor de um ponto de ibope varia com o passar dos anos etc.

Veja o share (participação em TVs ligadas) desde a primeira edição do "BBB", em 2002:

BBB1 - 60,5%

BBB2 - 59,1%

BBB3 - 60,4%

BBB4 - 68,5%

BBB5 - 69,7%

BBB6 - 63,9%

BBB7 - 62,2%

BBB8 - 57,1%

BBB9 - 52,3%

BBB10 - 50,7%

BBB11 - 41,1%

BBB12 - 43,4%

BBB13 - 41,9%

BBB14 - 39,0%

BBB15 - 39,6%*

* média consolidada até segunda, 6 de abril. O índice prévio de share consolidado não foi divulgado até o momento da publicação deste texto, mas não é capaz de reverter ou fazer modificação relevante no resultado acima.

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos