"Jornal Nacional" renovado cresce em audiência
-
Reprodução
Bonner e Renata estrearam no fim de abril um "Jornal Nacional" mais "soltinho"
As mudanças de cenário e formato do "Jornal Nacional", que estrearam na semana passada, já surtiram um bom efeito em termos de ibope.
A audiência do principal telejornal da Globo reformulado cresceu pelo menos 12% na comparação com o mesmo período no ano passado. Em todos os dias da semana passada, a audiência foi maior que a de um ano antes.
No ano passado, a média foi de cerca de 23 pontos (mesma média obtida pelo produto também cerca de um mês antes da reformulação).
Depois das novidades deste ano, a média subiu para cerca de 25,7 pontos. Cada ponto equivale a 67 mil domicílios, cada um com cerca de 3,3 habitantes (número do Ibope definido a partir de dados demográficos do IBGE).
O share (participação no universo de TVs ligadas) também cresceu um pouco. Em 2014, o "JN" teve 37% de share (ou 37 de cada 100 TVs ligadas na Grande SP).
Desde a semana passada esse índice subiu para 39%.
Entre as mudanças do "JN" estão o cenário novinho, um telão em alta definição no qual repórteres aparecem quase em tamanho real diante dos âncoras e o fato de William Bonner e Renata Vasconcellos agora também saírem da bancada e caminharem pelo estúdio enquanto leem o noticiário.
Bonner, que também é editor-chefe do "JN", mostra-se especialmente confortável com o novo formato.
Ricardo Feltrin
Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.