Globo perde 35% de ibope aos domingos, nos últimos dez anos

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin

  • Divulgação

    Globo perdeu pontos nos últimos dez anos

    Globo perdeu pontos nos últimos dez anos

Durante décadas a Globo se mantém líder isolada em audiência em todos os dias da semana, em todas as faixas horárias. No domingo, em especial, o dia mais caro para os anunciantes, a emissora sempre se deu ao luxo de não apenas liderar, mas também de registrar, sozinha, mais ibope que a segunda e terceira colocadas somadas (SBT e Record). Esse tempo acabou.

Nos últimos dez anos, na medição das 24 horas do dia, a Globo perdeu cerca de 35% em pontos de ibope na Grande São Paulo (hoje cada ponto é  igual a 67 mil domicílios nessa região). Dos 16,39 pontos registrados de média em 2005, a média caiu para 10,46 no ano passado e está em 10,51 este ano (até o último dia 17).

Nos últimos dez anos, porém, a emissora foi perdendo pontos preciosos nas 24 horas dominicais, e há cinco anos ela não dá mais ibope que SBT e Record somados.

Em 2005, SBT e Record tinham em conjunto 12,34 pontos, contra 16,39 da Globo.

Hoje os dois canais têm 11,32 pontos --quase um ponto a mais que a Globo, que tem 10,51.

Notem, leitores, que tudo isso ocorreu exclusivamente porque a Globo perdeu pontos, e não porque SBT e nem Record aumentaram os seus.

Pelo contrário. Houve uma "compensação": o SBT perdeu quase três pontos na última década, mas a Record ganhou outros três, então na soma dos dois está tudo mais menos como era (com ligeira vantagem para o canal de Silvio Santos: 5,8 pontos x 5,52).

O problema, portanto, foi causado unicamente pela queda mais acentuada da líder Globo.

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos