Os Dez Mandamentos

Record pede ajuda a produtora de Hollywood para gravar cena épica de Moisés

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin

Uma equipe da produtora norte-americana Stargate, que participou de filmes e séries famosos de Hollywood, se prepara para gravar duas das principais cenas da novela "Os Dez Mandamentos", da Record.

As cenas devem ser gravadas em agosto, no Egito e em Israel.

A produtora é especializada em efeitos especiais --principalmente a reprodução de movimentos gigantescos de água e também de multidões.

A Stargate será responsável pelo momento em que Moisés retorna do monte Sinai de onde recebeu os mandamentos de Deus e, ao reencontrar seu povo, vê a multidão adorando o bezerro de ouro.

É um dos momentos-chave do Velho Testamento, pois Moisés se desanima com o próprio povo e pensa em desistir de sua missão.

No longa-metragem recente de Ridley Scott, "Êxodo", essa cena não foi bem explorada pelo diretor.

A cena seguinte da novela da Record que ficará a cargo da Stargate será a mais complicada da trama: o momento em que todo o povo que deixará a escravidão no Egito atravessa o Mar Vermelho, que se abre, permite a passagem dos hebreus, e depois engole seus perseguidores.

"É muito complicado fazer cenas deste porte com água, você pode imaginar a dificuldade. Ninguém no Brasil poderia fazer algo tão grandioso. A produtora nossa parceira é especializada nisso", afirma o vice-presidente artístico da Record, Marcelo Silva.

Pelo menos 60 profissionais estarão envolvidos nas gravações.

A Stargate já trabalhou em produções como "The Walking Dead" e "Spartacus".
 

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos