Em "A Fazenda", Roberto Justus tenta vencer "maldição" do 3º lugar
-
Reprodução/Instagram/robertoljustus
Em sua primeira experiência como host do reality show "A Fazenda", que estreia no próximo mês na Record, o apresentador Roberto Justus terá de enfrentar uma velha "maldição" que o acompanha desde 2012: ele nunca foi vice-líder de ibope em nenhum dos programas que apresentou. Senão, vejamos:
O "Roberto Justus +" terminou seu ano de estreia, 2012, em terceiro lugar, com 3,4 pontos de média. Nesse ano o SBT foi vice isolado com 4,2 pontos na faixa horária.
Em 2013, a segunda edição do programa de entrevistas do publicitário também acabou em terceiro, com 3,0 pontos de média. O SBT fechou com 3,2 pontos.
Em 2014, Justus comandou dois programas na Record, e ficou em terceiro em ambos: 3,3 pontos com o "Roberto Justus +" (contra 5,5 do SBT) e 5,5 pontos com o "Aprendiz Celebridades" (que perdeu para a emissora de Silvio Santos, que marcou 8,5 pontos).
Em 2015, até o mês passado, o "Roberto Justus +" seguiu com baixos índices e em terceiro lugar: acumula 3,5 pontos contra 5,5 pontos do canal concorrente.
De 38 meses no ar, o programa de entrevistas de Justus só ficou à frente do SBT em nove oportunidades. Ou seja, perdeu em 76% das vezes.
Como âncora de um reality tão popular como "A Fazenda", esta será a grande chance de Justus acabar com esse tabu. Ou não.
Ricardo Feltrin
Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.