Ibope prévio: Xuxa fica em 2º com 10 pontos, mas eleva audiência em 75%

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin

A tão aguardada estreia de Xuxa Meneghel rendeu 10,1 pontos de audiência à Record na Grande São Paulo, segundo dados prévios do Ibope. A Globo ficou em primeiro, com 20,3 pontos de média. O SBT obteve 6 pontos e ficou em terceiro lugar no confronto direto.

  • 48262
  • true
  • http://televisao.uol.com.br/enquetes/2015/08/18/o-que-voce-achou-do-programa-de-estreia-de-xuxa-na-record.js

Apesar de ter ficado em segundo, o novo programa da loira elevou em cerca de 75% o ibope das últimas quatro segundas-feiras (de 5,8 pontos para 10,1). Cada ponto equivale por 67 mil domicílios sintonizados.

Vale dizer que a média registrada em tempo real pode sofrer alguma alteração, embora não muito grande. A audiência consolidada só vai ser divulgada por volta do meio-dia na terça-feira (18). 

Para elevar os números, a emissora do bispo Edir Macedo só exibiu um break comercial, após 1h20 de atração.

Xuxa fez questão de citar alguns patrocinadores, como uma operadora de telefonia e uma grife automotiva.

Estreia

Apesar de ter declinado de visitar a nova atração da amiga na estreia, Ivete Sangalo acabou aparecendo no intervalo como garota-propaganda de uma marca de produto de limpeza, e comentou no Twitter "vai começar", escreveu a cantora.

O programa foi transmitido ao vivo diretamente dos estúdios da RecNov, no Rio de Janeiro. É a primeira atração de entretenimento da Record feita ao vivo fora de São Paulo, e é a primeira vez que Xuxa comanda sem ser gravado.  

A atração começou com uma ironia, embora a trilha indicasse que o objetivo era criar emoção: Xuxa foi "entrevistada" pelo departamento de Recursos Humanos da Record, que perguntou por que ela achava merecer a vaga (de apresentadora). Como resposta, ela recitou trechos dos sucessos "Lua de Cristal" e "Abecedário da Xuxa".

Em seguida ela fez questão de agradecer a TV Globo e pediu para ninguém falar mal da ex-emissora. Mas no meio da atração ironizou a direção, afirmando que ela proibiu o casting global de participar de seu programa. "Não gosto de ouvir gente falando mal da minha antiga casa. Vivi coisas incríveis lá. Queria que as pessoas respeitassem a minha ex-casa, que vai fazer sempre parte da minha história. Cresci muito lá".

Reprodução/Record
Pessoa com o rosto coberto por saco ilustrado com emoji representa colegas da Globo que não puderam participar do programa

Ela mostrou alguns convidados na plateia com um saco no rosto, ilustrado apenas por um emoji e disse: "Essas pessoas representam os colegas da outra casa que não puderam vir, nem escrever mensagens no Facebook. Não podemos mostrar o rosto deles porque senão podem perder o emprego", justificou a apresentadora.

No palco, estavam presentes a filha Sasha e o namorado, o ator Junno Andrade.

O programa de estreia durou 1h45 minutos e contou com a presença de parte do elenco de "Os Dez Mandamentos" -- os atores Camila Rodrigues, Giselle Itié, Guilherme Winter e Sérgio Marone.  Além de Alexandre Pires como atração musical.

Xuxa também brincou virtualmente com a musa inspiradora de seu programa, Ellen DeGeneres, e comentou sobre seu look semelhante ao da apresentadora - terno e calça preto, sapato oxford. Foi apresentada uma falsa entrevista que Xuxa teria dado para norte-americana. "Tem muita gente falando que estou te imitando, mas só estou me inspirando no seu trabalho. Tanta gente já se inspirou em mim. Podem falar que estou imitando ela, mas nunca chegarei nem perto", justificou.

Quadros

Um quadro que deve agradar ao público é o "Toc Toc", no qual a apresentadora visita de surpresa a casa de fãs quase sempre embasbacados.

Para divulgar o novo "Missão Impossível", de Tom Cruise, a rainha dos baixinhos teve direito a uma mensagem de sorte gravada pelo próprio astro de Hollywood. Cruise disse que ama o Brasil e que, na próxima vez que visitar o país, quer se encontrar com ele.

Se Degeneres costuma presentear todo o auditório com fones de ouvido caríssimos ou produtos de beleza, Xuxa ofereceu algo mais modesto: ingressos para ver o novo filme de Cruise. Mas avisou: "Quero dar muitos presentes para vocês".

Xuxa também prestou homenagem para amiga Hebe Camargo e pediu "licença" por ocupar o dia que sempre foi do programa dela (as segundas).

Também citou Silvio Santos e expôs sua vontade de entrevistá-lo, com um vídeo antigo do apresentador e dono do SBT. E até saudou Patrícia Abravanel, que nesta segunda fez uma homenagem para ela no "Máquina da Fama". Avisou ainda que participará do Teleton. "Fui convidada tantas vezes e não podia, mas agora eu posso."

Se por um lado o cenário pareceu um tanto escuro, ao menos o som direto foi perfeito, com banda ao vivo. Mas Pires pode esperar uma longa "quarentena" antes que se apresente novamente na Globo.

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos