Cúmplices de um Resgate

Novelas do SBT nadam de braçada em ibope infantil

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin

A novela infantojuvenil "Cúmplices de um Resgate" fechou seu primeiro mês de exibição com 11,5 pontos de ibope nas principais regiões metropolitanas do Brasil --o chamado Painel Nacional de Televisão (PNT).

Apesar de não ter derrotado nenhuma vez o arrasa-quarteirão "Os Dez Mandamentos", da Record, (que está em seus momentos decisivos), ainda assim a nova adaptação feita por Íris Abravanel fica em primeiro lugar entre o público de 12 a 17 anos (25% mais que a Record).

Entre público "pequetito" e molecada, que vai de 4 a 17 anos, a chamada "afinidade" da novelinha estrelada por Larissa Manoela chega a 185%. "Cúmplices" foi exibida originalmente no México, em 2002.

Outro fenômeno da TV de Silvio Santos é "Carrossel". A reprise fechou agosto com 12 pontos no país --um crescimento de 25% em relação ao mês anterior.

No caso de "Carrossel", a afinidade com o público entre 4 e 17 anos chega a impressionantes 172%.

O que é mais curioso: de toda a faixa comercial, os únicos em que a TV paga brasileira realmente perde público infantil é justamente nos horários em que as novelinhas do SBT vão para o ar. Não pode ser coincidência.

Ou seja, a velha "lenda" de que programas infantis não têm mais público na TV aberta é a mais completa bobagem. O SBT é prova disso.

No PNT, cada ponto de ibope equivale a 233 mil domicílios, tendo cada um em média 3,3 habitantes.

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos