A Regra do Jogo

Audiência de "A Regra do Jogo" na web ainda é minúscula

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin

Colunista do UOL

Quando colunas como esta publicam que este ou aquele programa ou novela tiveram "n" pontos de audiência, muita gente questiona (algumas ferozmente até) que os dados estão "errados", "mas que absurdo", "que eles não incluem quem assiste aos programas na internet". Compreensível, já que as maiores TVs contam com sua programação reproduzida também para computadores, tablets e celular.

Acontece que o número dos que veem programação de TV na internet ainda é minúsculo e não faz a menor diferença no cálculo, ou interfere negativa ou positivamente diante do domínio massivo dos aparelhos de TV.

Em português claro: quase ninguém no Brasil vê programa de TV na chamada segunda tela --exceto algumas partidas de futebol.

Por exemplo, a novela " A Regra do Jogo", que recém-estreou e é o principal produto da Globo em horário nobre, obteve 4 milhões de 'plays' nos primeiros oito capítulos, segundo dados oficiais cedidos gentilmente pela Central Globo de Comunicação.

Isso significa que 4 milhões de pessoas/aparelhos clicaram nos primeiros oito capítulos da história de João Emanuel Carneiro.

Isso representa cerca de 500 mil pessoas/aparelhos por capítulo, em média. Parece muito, né? #sóquenão.

Para efeitos de comparação, um ponto de ibope no PNT equivale a 233 mil domicílios, cada um somando por volta de 3,3 habitantes. Ou seja, cada ponto de ibope no PNT tem um potencial de 768 mil pessoas.

Então, os 500 mil em média que viram cada capítulo (média) na web representariam pouco mais de 0,5 ponto de ibope no PNT. #sóquenãodenovo

Há agravantes:

1) o ponto de ibope é uma média completa. Ou seja, se a novela tem "xx" pontos de ibope, essa estimativa representa uma média que vai do começo ao fim de cada capítulo;

2) o cálculo dos chamados "plays" não é assim: ele diz o número de cliques nos vídeos dos capítulos, mas não informa se as pessoas assistiram ao vídeo por 10 segundos, 15 segundos ou  até o fim do capítulo. A Globo certamente sabe essa informação mas não a revela certamente por ser estratégica.

3) o ibope da TV é medido dentro do país, que tem uma população fechada; já o "play" pode ser dado por qualquer brasileiro em qualquer lugar do mundo; justamente por isso chama a atenção que ainda seja tão pequeno; 

Mesmo  assim, "A Regra do Jogo" está indo muito bem para os padrões comportamentais do brasileiro conectado.

A novela teve apenas 113 mil plays de vídeos no primeiro capítulo. Já no segundo subiu para 801 mil plays. Acabou se estabilizando na média de 500 mil.
 

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos