"Jornal Nacional" perde mais ibope em 2010

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin

Colunista do UOL

O ibope do "Jornal Nacional", um dos principais produtos da TV Globo, continua em queda no ibope em números da TV aberta. O telejornal, que começou a década com 38 pontos de média, termina abril em 29 pontos --uma queda de 24%. No ano passado a média foi de 31 pontos. O "JN" tem perdido audiência de forma consecutiva desde 2006, quando a média foi de 36,4 pontos. Cada ponto equivale por 55 mil domicílios sintonizados na Grande SP.

 

Se por um lado a queda é mensurada em pontos de audiência, por outro é preciso levar em conta que a própria metodologia da pesquisa do Ibope mudou expressivamente desde 2000. Em 2001, por exemplo, cada ponto de ibope equivalia a cerca de 40 mil domicílios sintonizados, enquanto hoje cada ponto vale por 55 mil.

Com essa perspetiva, os 39,2 pontos obtidos em 2000 (1,56 milhão de casas na Grande SP) não diferem muito dos 28,8 pontos de 2010 (1,58 milhão de casas sintonizadas). A população brasileira cresceu 8,4% entre 2000 e 2007, segundo dados recentes do IBGE. Depois, em 2005, o Ibope passou a incluir a utilização da TV também para uso de videogames, DVD e internet. Também deve-se lembrar que há um aumento sensível no número de pessoas que assistem ao "JN" (e à Globo) pela internet.

"Viver a Vida" tem o pior ibope entre novelas das 21h A continuar na mesma toada em suas últimas duas semanas, a novela "Viver a Vida", de Manoel Carlos, ficará com o título de pior ibope da história da Globo. A novela vem registrando 38 pontos de média, abaixo ainda de "A Favorita", que foi 39,6 pontos, informou ontem a coluna "Radar", de Lauro Jardim.

A emissora procura identificar causas para o insucesso da novela. Entre outras hipóteses está o desgosto do público com a personagem principal, Taís Araújo, que não convenceu como a Helena de Maneco, como é conhecido o novelista obcecado por helenas etc.

Ooops! quer saber a sua opinião sobre a novela "Viver a Vida". Clique no sistema de comentários na sua tela e dê seu pitaco. O que foi mal? A novela acertou alguma coisa? Pode falar...

Quem é Legal

Megale e Barão, da Bandnews

Na rádio que já tem Zé Simão, também sobra inteligência, espirituosidade e humor na eventual "parceria" entre Eduardo Barão e Luiz Megale, na Bandnews --principalmente quando se cutucam e provocam. Dois comunicadores com C maiúsculo.

Quem Irrita

"Super Papo"

Sabem qual é o "programa" que mais vezes é exibido na Rede TV? O "Super Papo", que chega a ser exibido cinco vezes por dia na grade da emissora. Trata-se de um número de telefone que une carentes de qualquer lugar numa espécie de sala de bate-papo. É na verdade um caça-níquel disfarçado de rede de relacionamento, vendido insuportavelmente em programas de 20 minutos, de manhã, à tarde, à noite e de madrugada. É dose.

Veja em vídeo mais notícias exclusivas de TV, cinema, música e aves anseriformes no programa Ooops! aqui.

 

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos