Ibope da Record "encalha" a caminho da liderança

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin

Colunista do UOL

Em 2004 a Record iniciou o projeto "A Caminho da Liderança", ambiciosíssimo plano de seus dirigentes --os bispos da Universal-- para ultrapassar a Globo em audiência num prazo máximo de 10 anos.

Os números nunca foram revelados, mas calcula-se que a igreja tenha colocado ("investido") na emissora uma média de R$ 200 milhões anuais nos primeiros quatro anos. Pagando salários bem mais altos que o do mercado, a Record investiu pesado em equipamentos de nova geração e também tirou artistas e área técnica de praticamente quase todas as concorrentes, inclusive a Globo.

Mas tinha uma enorme pedra no meio do caminho da liderança: o ibope da emissora está estagnado desde 2008. Na média de ibope nacional, a emissora parou em 7 pontos de média. Na Grande São Paulo, 2010 não está sendo melhor que 2009: 7,3 pontos de novo, lembrando que isso representa ainda um ponto a menos do que em 2008, quando a média foi 8,3 pontos.

Há várias hipóteses ou possíveis causas para o encalhe da emissora na faixa de 7 pontos.

1) A Record não conseguiu uma grade de qualidade na faixa nobre, o filé mignon da TV; a promessa de três novelas (boas) não se concretizou e parece cada vez mais distante;

2) ao copiar a Globo em quase tudo, a Record não consegue se diferenciar em conteúdo; com exceção do "Domingo Espetacular", nenhum produto copiado dá ibope maior do que antes (vide "Esporte Fantástico", ou "Jornal da Record"); no meio de tanta cópia, os casos de sucesso são justamente os produtos com a cara, de fato, da Record, como o "Fala Brasil" e o "Hoje em Dia", que incomodam realmente a Globo e habitualmente derrotam o SBT.

3) Para fechar, há ainda o fato de que as madrugadas da Record são definitivamente um horário "morto" no ibope. Não há como obter audiência com cultos da Igreja Universal do Reino de Deus --que ainda sofrem concorrência de outras igrejas, em outros canais.

Outro lado

Sobre a nota, a Central Record de Comunicação declara: "O caminho da liderança passa pela consolidação absoluta do segundo lugar, provada pelos números. E continuamos crescendo. Os números mostram que nossa audiência dobrou em seis anos no mercado nacional e quase que dobrou na Grande SP. "

Veja em vídeo mais notícias exclusivas de TV, cinema, música e aves anseriformes no programa Ooops! aqui.

 

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos