TV aberta tem "década perdida" em ibope

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin

Números obtidos com exclusividade por Ooops! apontam que a primeira década do século 21 foi "perdida" pelas TVs abertas, sob o ponto de vista de TV"s ligadas.


No horário nobre, o mais valioso da TV, o total de televisores que permaneciam ligados em 2001 era de 58,8%. No ano passado a porcentagem caiu para 57,7% (veja quadro abaixo).

 

É verdade que, em 2005 e 2006, as TV"s abertas até ensaiaram uma reação no chamado "share" (o total de TVs ligadas dentro do universo de aparelhos). Nesses anos o índice foi superior a 60%, mas não se sustentou.

Parece ser mais um indício de que nos últimos anos o telespectador não está assistindo mais à TV aberta, mas migrando para outras plataformas, como a TV paga, o DVD ou a internet.

Curiosamente, o "share" não cresceu, mas a quantidade de TV"s no país, sim. Em 2001, segundo a Mídia Dados, havia 41,1 milhões de casas com TV no Brasil. No ano passado esse número chegou a 53,4 milhões.

Outra estatística aponta que a Record é a emissora que registrou o maior crescimento em alcance de residências desde 2001. Naquele ano, o sinal da Record alcançava apenas 76,8% das residências no Brasil, ficando atrás de todas --inclusive a Rede TV!

Oito anos depois a Record passou para um alcance de 93,2%, superando Rede TV e Band, mas ainda atrás do SBT.

Sandy desbanca Lady Gaga e Bieber em downloads no UOL

Pela primeira vez uma artista brasileira desbancou os maiores fenômenos da música mundial em volume de downloads na Loja de Música do UOL. Terceiro lugar em venda de CD"s físicos no Brasil, o último trabalho de Sandy, "Manuscrito", já o primeiro lugar em vendas on-line no portal.

A procura e compra das novas músicas de Sandy passaram para trás inclusive a "rainha" mundial do download pago, Lady Gaga, bem como o fenômeno adolescente Justin Bieber.

Do ponto de vista musical, "Manuscrito" pode ser considerado um passo "conservador" de Sandy. Em vez de se arriscar em fórmulas e ritmos incomuns à sua carreira, ela preferiu investir na especialidade de sua voz --baladas--, bons arranjos, mas pouca ousadia.

"Manuscrito" é, até certo ponto, modesto como a própria Sandy. Se quisesse, ela até poderia inventar, pois tem conhecimento musical e registro de voz para tal, mas deve ter achado: "melhor, não".

Quem é Legal

Ana Maria Braga

O tombo que levou ao vivo na semana passada, no "Mais Você", deve ter sido o mais inofensivo que a apresentadora já teve em sua vida. Apesar da queda, ela mostrou mais uma vez ser grande profissional de TV e ter imenso jogo de cintura. Tanto que levou o incidente na brincadeira, voltou para a mesa e gargalhou de si mesma. Mesmo fair-play, no entanto, não tiveram milhares de internautas que passaram dias tripudiando da gafe e, pior, desejando que a artista tivesse sofrido algo mais grave e doloroso.

Inevitável para uma celebridade como ela, ainda mais nestes tempos da tal inclusão digital, aceitar que não há apenas pessoas boas ou decentes no mundo. Mas é realmente constrangedor e enojante ver o (baixo) nível que alguns ignorantes chegam para simplesmente atacar, de forma gratuita, alguém só porque é famoso. Ainda mais Ana Maria, pessoa tão pacífica e doce.

Quem é Legal 2

"Domingo Espetacular"

Ultimamente o programa tem feito muitíssimo jus ao nome. Misturando reportagens exclusivas e aquisições de TVs estrangeiras, e alternando jornalismo, entretenimento e ciência divertida, o "Domingo Espetacular" encontrou "o ponto G" do ibope --do interesse do do telespectador. Ontem, por exemplo, deixou o ar com a expressiva média de 18 pontos. É hoje o melhor produto da Record.

Homenagem

Hoje, 17 de maio, Ooops! homenageia a memória e se despede de Ronald James Padavona, mundialmente conhecido como Ronnie James Dio, que morreu ontem aos 67 anos no Texas, outra vítima do câncer.

Sua presença em palco era enorme para seus 1m60. Gravou quase 50 discos e fez outro tanto de participações em gravações de amigos. Dono de uma das vozes mais poderosas do rock, Dio deixa o nome gravado em relevo, como artista e ícone, na história da música mundial. Várias gerações estão agradecidas.

Veja em vídeo ou leia mais notícias exclusivas sobre TV, cinema, música e aves aquáticas da família dos pelecanídeos (Pelecanus occidentalis) no programa Ooops! aqui.

 

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos