Atraso no sinal da TV paga é problema ainda insolúvel, diz Sky

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin

Colunista do UOL

Esta semana Ooops! mostrou que quem assistir à Copa do Mundo da África na TV paga terá uma desvantagem de dois segundos em relação a quem assisti-los na TV aberta. Os cerca de 6 milhões de assinantes brasileiros da TV paga verão sempre o gol dois segundos depois dos "mortais" não assinantes.

A coluna encaminhou à assessoria da Sky questões para saber como funciona o sistema, porque existe um atraso (delay) na TV paga --a cabo ou por satélite ou onda--, e se há alguma forma de resolvê-lo. O departamento de Engenharia da Sky, por meio da assessoria da operadora, respondeu (vejam abaixo).

Ooops! Não há uma forma de resolver esse problema técnico na TV por satélite? Não é um delay muito grande?

SKY - O maior delay é causado na etapa de compressão, não de transmissão, portanto trata-se de uma característica de qualquer sistema de TV digital. O delay está relacionado, principalmente, à eficiência do sistema de compressão: quanto mais eficiente, maior o delay, este é o custo para se comprimir um sinal com maior qualidade usando menos taxa de bits. Uma outra etapa que causa o delay é a entrega do sinal, desde a programadora, até o centro de transmissão da SKY.

Ooops! Por que na TV por satélite esse delay varia? Ele varia também no cabo?

SKY Na variação em relação aos canais abertos, o delay varia de canal para canal. Para transmitir os canais abertos, a SKY precisa que cada um destes canais chegue ao seu centro de transmissão antes de ser enviado aos assinantes. Cada canal chega por uma rota distinta, seja por fibra óptica, seja por satélite, e cada canal é processado de forma mais conveniente para chegar até o centro de transmissão. Ao longo de sua trajetória até o centro de transmissão da SKY, cada canal já tem um delay em relação à programadora, e a este é adicionado o delay da transmissão da SKY até o assinante.

Ooops! Outra coisa: a média de delay ideal na TV por satélite é três segundos, não é?

SKY - Um processamento MPEG2 bastante eficiente provoca de 2 até 5 segundos de delay, o caminho do centro de transmissão até o satélite e deste até o assinante provoca mais 250ms de delay (1/4 de segundo). Se for feita uma comparação entre o delay de uma TV por assinatura via satélite e uma por cabo, considerando que o canal chegue ao centro de transmissão com o mesmo delay e considerando a mesma eficiência de processamento para compressão, o delay da operação via satélite seria apenas 250ms maior que o do cabo.

Veja em vídeo ou leia mais notícias exclusivas sobre TV, cinema, música e aves aquáticas da família dos pelecanídeos (Pelecanus occidentalis) no programa Ooops! aqui.

 

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos