"Malhação" tem pior ano e próxima temporada ameaçada

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin

Colunista do UOL

Há mais de uma década o programa teen "Malhação" se tornou uma decepção em termos de ibope, mas ainda assim a Globo não abre mão da atração em sua programação. Os números ainda menores obtidos pela novelinha em 2010 já obrigam a emissora a pensar em uma alternativa para o horário em 2011.

Nos últimos cinco anos, "Malhação" perdeu praticamente 4 em cada 10 telespectadores (39,7%). Na década de 90, a obra chegava facilmente aos 35 pontos de média, tendo se tornado um dos principais canais, senão o principal, de comunicação da Globo com o público infantojuvenil .

No final da década, quando parecia já ter esgotado a fórmula, o programa começou a se recuperar, até a excelente média de 31,7, obtida em 2001.

Há que se lembrar que "Malhação" é também um importante laboratório de testes da Globo para novas estrelas. Muitas das atuais celebridades globais começaram sua carreira na novelinha.

Este ano, a média na Grande SP tem sido de 18,7 pontos. Ainda dá a liderança, mas cada vez perturba mais a Globo, que estuda uma alternativa. O problema é que, no momento, não tem nenhuma opção melhor para o horário.

O que é Legal

Transmissão de futebol em 3D

Na semana passada, em São Paulo, a Globo fez uma inédita transmissão de futebol ao vivo em 3 D, num shopping de São Paulo. Apesar do delay de cerca de 10 segundos em relação à TV aberta, a tecnologia exibida é um grande passo para os meios de comunicação e um fato a ser lembrado por todos aqueles que são apaixonados ou estudam ou vivem da TV.

O que Irrita

"Manhã Maior", Rede TV!

Muito, mas muito, muito ruim. Candidato ao posto de pior programa da TV brasileira.

Assista ou leia a mais notícias exclusivas sobre TV, música, cinema, além de dicas sobre os mamíferos perissodátilos da família dos rinocerotídeos no programa Ooops!

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos