"Tempos Modernos" acaba com menor ibope; "Ti-Ti-Ti" traz nova roupagem

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin

Colunista do UOL

A novela "Tempos Modernos", de Bosco Brasil, terminou na última sexta amargando a última colocação entre as novelas da Globo no horário das 19h. Com apenas 24,1 pontos de média em seus 162 capítulos, a trama teve performance ainda pior que "Três Irmãs", de Antônio Calmon, exibida entre 2008 e 2009 (veja tabela abaixo).

A nova aposta da Globo para recuperar o ibope no horário é o remake de "Ti-Ti-Ti". No lançamento da novela, no último sábado, em São Paulo, o diretor Jorge Fernando e a escritora Maria Adelaide Amaral fizeram questão de frisar que o remake da história exibida originalmente em 85/86 era o "retorno de uma novela solar" a essa faixa horária.

O adjetivo "solar" aparentemente indica a presença de humor escrachado no texto. Pelo clipe exibido a convidados e jornalistas no espaço Leopolldo, no Itaim a Globo também aposta, com "Ti-Ti-Ti", em novos e sofisticados efeitos gráficos e de edição. Já "Tempos Modernos", utilizando uma linguagem confusa, hesitou entre o drama e o humor, e nunca conseguiu decolar no ibope.

Assista ou leia a mais informações exclusivas sobre TV, cinema, música no programa Ooops!, que oferece também dicas supimpas sobre o comportamento das aves silvestres passeriformes da família dos fringilídeos.

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos