Record cresce 117% em seis anos; Globo e SBT despencam

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin

Colunista do UOL

A atual década é a mais movimentada da TV aberta nos últimos 60 anos, desde que começaram as transmissões no Brasil. Essa movimentação sem dúvida foi desencadeada pela Record, que no início dos anos 2000 passou a investir maciçamente em programação --algo em torno de R$ 1 bilhão desde 2004.

Dados inéditos obtidos pelo programa Ooops! mostram que o gasto valeu a pena: a participação da Record no universo de TV"s ligadas, o chamado share, passou de 7,8% em 2004 para 16,9% este ano (dados até 30 de setembro).

Confira os números

Isso significa um impressionante crescimento de 117% da Record dem seis anos. Em outras palavras: em 2004, de todos os aparelhos de TV ligados no Brasil, entre 7h e 0h, apenas 7,8 estavam sintonizados na Record. Este ano, a Record já tem 17.

Por outro lado, em 2004 a Globo tinha 55,7% das TV"s ligados. Este ano esse número caiu para 44,4%. uma queda de 20,3%. É aproximadamente a mesma porcentagem de queda de pontos no ibope da emissora no mesmo período (cada ponto de ibope vale por cerca de 60 mil residências sintonizadas na Grande SP.

A maior vítima do trator financeiro que a Record colocou em movimento nesta década, com aval de sua controladora --a Igreja Universal do Reino de Deus, de Edir Macedo--, foi o SBT de Silvio Santos.

Desde 2004, o "share" do SBT desabou de 19,3% (19,3 em cada 100 TVs ligadas) para 13,1% este ano. Trata-se de uma redução de 32%.

No mês de setembro ainda, entre 7h e 0h, a Globo registrou o menor "share" desde que passou a ser medido: 42,2%. Os menores índices até então ocorreram também este ano. Em agosto último o "share" foi de 42,9%. Um mês antes (julho) havia marcado 43,1%

Quem é Legal

João Carlos Martins

Quem assistiu à estreia da TV Folha no último domingo também pode apreciar a primeira audição mundial das "Obras Completas de Bach para Teclado por João Carlos Martins". Não há como mensurar ainda a importância de Martins para a música universal. Mas o legado que ele deixou gravado é ainda mais incalculável: ele é o único pianista da história a ter conseguido gravar todas as peças de Bach com e para teclado. Um feito humano único.

Quem Irrita

NET, Anatel e Ministério das Comunicações

Há anos a operadora aplicou mais um golpe nos assinantes. Ela tirou do ar a BBC e a Recordnews dos assinantes --inclusive aqueles que pagam pelo "pacote gold-plus -ultra-chinfra-melhorzão-carão". Agora quem quiser esses canais e a Bloomberg deve pagar um adicional. É a mais completa desfaçatez, especialmente com quem pagava o plano mais caro e já tinha acesso a esses canais.

Mas é claro que a Anatel incompetente, omissa e aparelhada com parasitas partidários não vai tomar nenhuma atitude. Porque essa é sua política da Anatel: se fingir de morta e ignorar as denúncias sobre o pardieiro digital e sem lei que se tornou a TV paga no Brasil.

Só nos resta clamar por uma atitude do Procon, da Proteste e do Ministério Público Federal. Urge que esses organismos promovam e incentivem uma devassa judicial e operacional na Anatel e no Ministério das Comunicações. Há anos essas duas instituições deixaram de ser sérias. Na verdade se tornaram, isso sim, suspeitas.

Assista ou leia somente a notícias exclusivas do mundo do entretenimento no Programa Ooops! --que a qualquer momento também pode revelar as últimas descobertas sobre a estrutura familiar e comportamental dos primatas calitriquídeos...hihihi...

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos