Saiba por que Galvão narra de SP algumas provas de F-1

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin

Colunista do UOL

O telespectador que ficar um pouco mais atento perceberá que, nas últimas partidas do Campeonato Brasileiro e provas da F-1, os principais locutores e comentaristas da Globo nem sempre estão nos estádios e/ou autódromos. Poucos telespectadores sabem, mas algumas narrações esportivas da Globo têm ocorrido a até milhares de quilômetros dos locais da transmissão de fato. A Globo diz que isso só ocorre em alguns casos específicos (leia mais abaixo).

No último GP, em Suzuka, no Japão, Galvão Bueno abriu a transmissão como sempre, anunciando "direto de Suzuka para o Brasil... etc". Só que tanto a narração como os comentários de Reginaldo Leme eram feitos dos estúdios do Brooklin, São Paulo. A imagem, no entanto, era ao vivo direto do Japão.

O mesmo ocorreu na partida entre Atlético MG 2 x 1, em 6 de outubro, pelo Brasileirão. Embora Cléber Machado também tenha aberto a transmissão com o tradicional "direto do estádio de Sete Lagoas, Minas Gerais...", ele estava, na verdade, nos estúdios da Globo em São Paulo.

Mais uma vez, o sinal de vídeo era da cidade mineira, mas a transmissão e comentários eram feitos por profissionais que estavam vendo TV, assim como os telespectadores. Tanto que, segundos após o final do jogo, Cléber Machado já estava na bancada do "Jornal da Globo".

O programa Ooops! questionou a Globo sobre o porquê dessa logística, se o motivo se devia à segurança dos locutores (em especial o polêmico Galvão), se para economizar gastos ou se por outro motivo.

Ooops! perguntou ainda se a emissora não deveria, por meio de seus locutores, informar que o sinal de vídeo e as reportagens de campo estão sendo feitas in loco, mas que a narração, não está. Seguem as respostas da emissora:

Outro lado

Por meio da Central Globo de Comunicação, a emissora respondeu o seguinte:

"Estamos sempre nas transmissões esportivas, com, pelo menos, uma equipe de reportagem no local do evento. E não é correta a afirmação de que "a Globo não está mais enviando seus narradores". A opção da narração off tube acontece eventualmente, quando o local não apresenta todas as condições necessárias para a transmissão, devido a suas instalações, ou por questões logísticas. Do ponto de vista técnico, acaba sendo mais seguro. É importante ressaltar que o narrador nunca diz que está presente no estádio, em caso de narração off tube."

SBT vai renovar contrato de Hebe até o fim de 2011

Na última semana retornaram as especulações (comuns em anos anteriores) sobre o futuro de Hebe Camargo na TV. Os rumores começaram porque seu contrato vence em dezembro e até agora ela não foi procurada por Silvio Santos para acertar a renovação.

Segundo Ooops! apurou, Hebe terá, sim, o contrato renovado --aliás, ad infinitinum, ou enquanto ela quiser. O fato é que, nos últimos anos, não é Silvio Santos quem cuida da renovação de Hebe, mas sim seu sobrinho Guilherme Stoliar.

Acontece que Stoliar só retorna à emissora no final do mês. Assim que voltar já entrará em negociação com Hebe. O próprio Silvio Santos, aliás, disse recentemente que Hebe "só sairá do SBT se quiser". O que ele não quer de jeito nenhum.

Quem é Legal

Silvio de Abreu

Além de grande escritor e dramaturgo, Abreu se revelou um dos mais atenciosos e eficientes assessores de imprensa e relações púbicas que se tem notícia na Globo. Ele atende a todos os veículos e colunistas com uma paciência e simpatia que parecem não ter limite. A contrapartirda é que, provavelmente, nunca-antes-na-história-desse-país um novelista e sua obra apareceram tanto e em tantas colunas e veículos diferentes.

Justiça seja feita, o novelista pioneiro nesse tipo de "RP" foi Aguinaldo Silva, mas, como é rabugentão, ele sempre acabava brigando com este ou aquele jornalista ;-)

Quem Irrita

Renata Fan, da Band

Em vídeo é muito articulada, competente e tem inegável jogo de cintura em esportes. Não deve nada a nenhum outro homem em sua área. Além disso, é bonita e carismática. Todo esse estofo, no entanto, só torna mais surpreendente e deplorável seu ataque grosseiro a Ana Maria Braga. Ao ofender gratuitamente uma colega de trabalho de outra emissora (em entrevista ao iG), Renata Fan simplesmente se rebaixa ao nível das estrelas de TV que optam em chamar a atenção pela polêmica, e não por seu trabalho.

Por suas palavras deselegantes, dá-se a impressão que Renata esquece que também vai envelhecer um dia, quiçá na frente de uma câmera de TV, e que provavelmente também usará botox, ou fará os tais "repuxos" cirúrgicos.

Independentemente de gostos pessoais, vale lembrar que Ana Maria está no ar há décadas e que, por enquanto, do ponto de vista profissional e de ibope, é ainda muito mais bem sucedida do que Renata Fan.

Assista ou leia a mais notícias exclusivas sobre o mundo da TV, cinema, música e direitos dos assinantes de TV paga no Brasil no programa Ooops!

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos