"Ainda tenho poder e sala na RedeTV!", diz Marcelo Carvalho

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin

"Enquanto eu estiver sentado em minha cadeira na RedeTV!, não vou abrir mão de um milímetro de minha autoridade", afirma o apresentador e empresário Marcelo Carvalho, 49, a respeito da venda de sua parte na emissora para o atual sócio, Amílcare Dallevo.

Carvalho está sob pressão há alguns meses, desde que Dallevo o informou --oficialmente, por escrito--, que tinha intenção em comprar a porcentagem do sócio (em torno de 30%). O valor estimado pelo mercado para um terço acionário da RedeTV! é uma incógnita. As especulações variam de 154 milhões de reais a 500 milhões de dólares.

Depois da oferta amistosa para comprar a parte do sócio, Dallevo passou a contatar fundos, investidores, bancos e eventuais novos sócios. Apesar de a imprensa ter informado várias vezes que a RedeTV! já havia sido comprada integralmente, por Dallevo, isso não se concretizou até a tarde desta segunda-feira.

Da sala de executivo para o game show

Carvalho viajou no fim de semana a Los Angeles. Oficialmente, foi prospectar produtos e formatos que possam ser adquiridos pela RedeTV! Enquanto espera o cheque, Carvalho comemora com amigos os ainda modestos ibopes do "Mega Senha", que apresenta aos sábados. O programa tem ibope entre de 3 a 4 pontos, com picos de 6 e 10% de participação nas TVs ligadas (share).

Não deixa de ser ibope relevante, pois se trata do sábado à noite, quando o índice de TVs ligadas cai drasticamente. O "Mega Senha" também tem passado cada vez mais minutos à frente do SBT, embora ainda não suficiente para sair do 4º lugar no ibope.

O game começou a ser exibido em abril do ano passado, por Marcelo e sua mulher, Luciana. O formato pertence à FremantleMedia, mas a origem do formato pode ser o "Password", programa exibido nos EUA 50 anos atrás.

Quem é Legal

"Trato Feito", do History Channel

Esta coluna há pouco tempo fez uma dura crítica ao canal History, por uma série de motivos pertinentes. Mas, para não ser severo demais, o canal merece uma nota positiva por ter um grande trunfo --talvez o melhor reality show da TV hoje: "Trato Feito". É possível passar horas assistindo ao programa, que mostra o cotidiano de uma loja de penhores de Las Vegas.

Quem Irrita

Programas de saúde = Overdose

Durante décadas a TV veiculou costumes muito pouco saudáveis em sua programação. Cigarros, bebidas alcoólicas, "podritos" e outras bombas hidrogenadas sempre representaram boa parte do bolo de faturamento publicitário. Agora, como se quisessem se expiar, todas as TVs criaram quadros com "dicas" e advertências sobre a forma correta e saudável de viver. A "neopreocupação" das emissoras agora se tornou, do dia para a noite, uma overdose de programas e quadros com pautas pouco interessantes e muitos entrevistados chatonildos.

Erramos

Na semana passada publicamos uma foto aqui, enviada por um leitor, a respeito de um pato que vive com capivaras em Blumenau; o leitor enviou na verdade uma foto de Artur Moser, da Agencia RBS. O quadro "Patos por Você" pede fotos tiradas pelos leitores, ainda que captadas por celulares e sem grande qualidade.

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos