Após pesquisa, SBT muda e deixa jornalismo mais "light"

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin

Colunista do UOL

Pesquisas qualitativas fizeram com que o SBT mudasse o perfil de seu núcleo de Jornalismo. Nas últimas semanas, o diretor Alberto Villas, vem promovendo alteração gradual na "personalidade" do núcleo, no interesse das pautas e nas coberturas dos telejornais da casa.

Saem as matérias policiais e sanguinolentas, que sempre foram uma das marcas do jornalismo do SBT, e, em seu lugar, entram reportagens de defesa do consumidor, comportamento e muita prestação de serviços para as classes A, B e C. Outro assunto que passou a ter atenção da emissora são eventos envolvendo as celebridades internacionais.

Segundo as pesquisas do SBT, os telespectadores disseram sentir falta de assuntos mais leves e digestos. Eles reclamaram do excesso de matérias envolvendo violência e outros crimes.

O SBT, no entanto, não vai abandonar a cobertura política e tampouco a policial. Mas, no caso das policiais, elas devem perder força, ou serem relegadas ao telejornal da madrugada.

Quem é Legal

"Mesa Redonda", da Gazeta

Modesto, mas focado, o programa futebolístico da pequena TV Gazeta tem surpreendido por bons debates pós-rodada e convidados interessantes. Duas semanas atrás, Flavio Prado e equipe conseguiram a presença do maestro João Carlos Martins, simpático torcedor da Portuguesa; ontem, levaram José Luiz Datena, estrela da Band.

Quem é Legal 2

Otaviano Costa

Após várias críticas como apresentador, Otaviano Costa está indo muito bem como ator e é um dos grandes destaques de "Morde Assopra".

 

 

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos