Programa de Fátima perde fôlego e gera ciúmes na Globo
Embora boa parte da crítica televisiva tenha detonado o conteúdo e as atrações da estreia de "Encontro com Fátima Bernardes", a apresentadora deve se preocupar mais é com a torcida contra dentro da Globo, e não fora.
Em seu segundo dia de exibição, a atração matinal da Globo já perdeu cerca de 30% de audiência. Nos números de ibope em tempo real, "Encontro com Fátima Bernardes" nesta terça-feira (26) empatou com os desenhos do SBT em 7,2 pontos.
Na estreia havia marcado 10,5 (dado consolidado). Cada ponto vale por 60 mil domicílios sintonizados na Grande SP.
A coluna conversou ontem com alguns funcionários de produções de programas globais. Pedindo anonimato (claro), boa parte fez críticas não ao programa, mas ao "favorecimento" que emissora vem dando à colega.
Vejam alguns depoimentos gravados (em off) para o programa Ooops!.
"Quando a gente quer entrevistar um ator de novela, e pode ser até de "Malhação", é como se fosse outra novela: tem que falar com diretor, produtor, pedir autorização para assessor, "pagar sapo" na porta do estúdio, e nem assim às vezes a gente consegue. No caso da Fátima, basta ela estalar os dedos que a estrela vai aparecer na hora combinada e entrar ao vivo. Assim fica fácil..."
"Me diga em que programa da Globo você já tinha visto a redação do "JN" e seus funcionários sendo apresentados pelo próprio editor-chefe. Sei que há relação de parentesco, mas TV não é nepotismo. Sabe quantas vezes Bonner já foi convidado para aparecer em programas desta casa? Milhares. Quantas vezes ele foi?"
"Eu gosto da Fátima, acho que ela é uma superprofissional, maravilhosa, mas quando se tem toda a infraestrutura de uma casa como a Globo à disposição, fica bem mais fácil fazer TV. Espero que ela tenha sucesso, porque o programa também gerou empregos."
O Programa Ooops! também quer saber sua opinião sobre o programa, que estreou ontem com cerca de 10 pontos de ibope na Grande São Paulo.
Escreva seu comentário abaixo: Você gostou? Detestou? Acha que vai dar certo essa mudança de público na faixa das manhãs?
Quem é Legal
Programação infantil no SBT
A emissora parece ser a única que ainda respeita o público infantil. A Globo quer mudar o perfil de seu público e, por isso, eliminou a "TV Globinho" durante a semana. Com isso, o bastão infantil ficou a emissora de Silvio Santos, que também já tem outro sucesso entre a garotada: "Carrossel". A RedeTV! também ameaça entrar na disputa pelo público infantil com desenhos, mas o problema é que o ibope da emissora é um zero à esquerda.
Quem Irrita
Gloob
Se de um lado a Globo está defenestrando os desenhos de sua programação, por outro o seu recém-inaugurado canal infantil Gloob, na TV paga, não mostrou ainda sua utilidade. Desenhos repetitivos, velhos, imagens e áudio de má qualidade, falta de produção nacional e, o pior, a ausência total de informações sobre a programação. O pobre telespectador nunca sabe o que vai passar no canal.
Ricardo Feltrin
Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.