RedeTV! dá até 90% de desconto para patrocinador do "SNL"
Muita gente está espantada com o fato de o programa de Rafinha Bastos, o "Saturday Night Live", da RedeTV!, ter estreado com 100% das cotas vendidas e ter vendido mais uma na semana passada, a sétima.
Atualmente o programa tem como patrocinadores Guaraná Antarctica, Nestlé, Hot Pocket Sadia, Skol, Sedex, O Boticário e Suzuki Motors.
O mistério de tanto "sucesso" comercial é revelado hoje: o fato é que a RedeTV! Está dando descontos de até 90% da tabela para quem quiser apostar no programa –que já chegou a um ponto de média.
Pela tabela, cada cota do "SNL" custa R$ 6,4 milhões, mas, segundo o programa Ooops! apurou, alguns dos anunciantes, que fecharam contrato até dezembro, estão pagando só 10% desse valor nos primeiros meses (ou enquanto o programa não decolar).
Vale lembrar que é comum emissoras de TV e mesmo veículos de comunicação em geral darem desconto para anunciantes, especialmente os que gastam mais. Mas 90% de desconto é algo incomum.
OUTRO LADO
Por meio de sua assessoria de imprensa, a RedeTV! enviou a seguinte mensagem a respeito da nota acima:
"Os descontos médios de mercado em TV aberta margeiam percentuais entre 60 e 80% -, dependendo do volume de investimento e participação do share da verba de cada marca anunciante. As práticas e políticas comerciais da RedeTV! seguem rigorosamente estes parâmetros - também seguidos por outras emissoras do País.Portanto, os descontos de 90%, citados no texto, são absolutamente improcedentes. O SNL é um sucesso comercial e contabiliza não os sete patrocinadores citados na sua matéria, mas, um total de oito cotas Net, incluindo a do Boticário - fechada nesta semana. Neste sentido, o programa tem elevado consideravelmente a receita da faixa horária, anteriormente ocupada pelo Pânico. Importante sublinhar que esse crescimento de receita tem acompanhado o crescimento gradual da audiência do programa, que no último final de semana registrou um aumento de 100% na sua média consolidada em relação ao fim de semana anterior, de acordo com dados oficiais fornecidos pelo Ibope. A direção da RedeTV!, assim como agências e anunciantes, estão plenamente satisfeitos com os resultados obtidos pelo SNL aos sábados e domingos".
NOTA DA COLUNA
O Programa Ooops! mantém todas as informações publicadas.
Quem é Legal
Ana Maria Braga
Seu programa não tem um décimo das chamadas e dos anúncios publicitários que o badalado programa de Fátima Bernardes ganhou nos últimos dias, mas chegou a marcar 10 pontos de média na semana passada, dia da divertida entrevista de Murilo Benício.
Quem Irrita
"Comediantes" da Fátima Bernardes
Nem a própria apresentadora consegue rir das intervenções tolas e sem graça de Victor Sarro e Marcos Vera, que deveriam ser, supostamente, as figuras engraçadas do novo programa matinal "Encontro com Fátima Bernardes", da Globo. E depois reclamam que o Rafinha Bastos é que é sem graça.
Ricardo Feltrin
Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.