RedeTV! já vende quase metade da grade de programação

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin

Se há uma emissora aberta que não tem escrúpulos em lotear sua grade de programação, esta emissora é a RedeTV!. De segunda a sexta, a RedeTV! já vende em torno de 44% de seus horários. Aos sábados e domingos essa porcentagem sobe para até 60%.

Igrejas, programas caça-níqueis do tipo Polishop e Superpapo, atrações bancadas por farmácias, a emissora não faz distinção de "clientes". Somente igrejas evangélicas compradoras de horários são oito --a mais famosa a Igreja de R.R.Soares. Segundo Ooops! apurou, ainda está ocorrendo uma negociação nos bastidores porque a Igreja Universal também pretende comprar um horariozinho.

Vale dizer que, além de vender quase 50% de sua grade, a emissora ainda vende outros 20% a 25%, pelo menos, para propaganda. Ou seja, só um quarto da grade da RedeTV! tem programação própria. 

Fica a pergunta: como é que uma emissora que vende tantos horários, e por tanto, gasta tão pouco em produções próprias, pode estar com tantas dificuldades financeiras e estar atrasando tanto o pagamento de salários de funcionários contratados e terceirizados nos últimos meses? A RedeTV! também tem feito demissões pontuais nas últimas semanas.

A legislação em vigor, que teve várias alterações nas últimas décadas, prevê que uma emissora aberta não pode vender mais de 25% de sua grade para publicidade. Mas há uma brecha e ninguém falou em venda de horários a terceiros, que não é incluída em propaganda. Nem Anatel nem Ministério das Comunicações jamais se manifestaram a respeito.

Direção do SBT se irrita com boatos de que Eike compraria a emissora

Pegou muito mal a declaração do bilionário Eike Batista de que estaria interessado em comprar o SBT e que faria uma proposta. A irritação ocorreu porque, depois da crise do PanAmericano, o SBT atravessa hoje uma de suas melhores fases comerciais e de audiência, tendo retornado à briga pelo segundo lugar com a multimilionária Record.

O programa conversou a respeito com pessoas de dentro da emissora, que pedem para não ser identificadas, e o diagnóstico comum é que Eike possa ter usado a declaração bombástica para desviar a atenção da perda de valor de suas empresas. Até o dia 15 de agosto, as empresas de seu grupo, somadas, já haviam perdido R$ 24 bilhões em valor. Além disso, o bilionário tem enfrentado outras dificuldades, como as de uma mineradora que ele pretendia montar na Patagônia e que foi vetada pela população local.

QUEM É LEGAL

Palmirinha

Continua sendo uma apresentadora fofa e despojada, gente como a gente. É uma pena que esteja confinada num canal que praticamente ninguém vê, o "Bem Simples", do Grupo Fox.

QUEM IRRITA

"Garota Fantástica"

Mais um 'reality' chatonildo e desinteressante do "Fantástico", que também está apelando para ter o gorducho Ronaldo em outro quadro, o "Medida Certa". A impressão, às vezes, é que o "Fantástico" quer ser o "Domingo Espetacular", tal a popularização de seus quadros insossos. Além disso, esse concurso tem cheiro de anos 80: lembrem-se da "Garota do Fantástico", uma moça por semana exibindo a derière enquanto mergulhava em praias do Rio. Coisa mais "vintage", pelo amor de Deus!

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos