RedeTV! despenca e vai para o 10º lugar na TV paga

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin

Colunista do UOL
  • Reprodução

    Logo da Rede TV!

    Logo da Rede TV!

Em pouco mais de um ano, a RedeTV!, um canal aberto, caiu cinco posições no ranking dos canais mais vistos da TV paga. Os três canais mais vistos na TV por assinatura são abertos: Globo (33,7% de share, ou 34 em cada 100 TVs pagas ligadas); em segundo lugar vem a Record (10% de share); em terceiro está o SBT (7,3% de share) e em quarto está a Band (3,81% de share).

No ano passado a RedeTV! estava em sexto lugar no ranking, atrás do Discovery Kids (2,74%). Na medição realizada entre 11 a 16 de agosto, obtida com exclusividade por esta coluna, a emissora que sucedeu a falida TV Manchete já caiu para o 10º lugar, com 1,31% de share.

A RedeTV! foi ultrapassada por Cartoon, SporTV, Multishow, Fox, TNT e Disney Channel. A queda pode ser indício ou um dos dos efeitos do grande "loteamento" de horários da grade de programação da emissora para terceiros, especialmente igrejas. Com cada vez menos conteúdo próprio e de qualidade, a RedeTV! está perdendo espaço não só no ranking da TV aberta, mas também no da TV por assinatura.

Outro canal paulistano que apresenta audiência pífia na TV paga é a TV Gazeta, mantida pela Fundação Cásper Líbero. Está em 27º lugar. Aos domingos, quando quase toda sua programação é caça-níquel, ou seja, ocupada por programas de televendas, a Gazeta cai mais uma posição, ficando em 28º.

A MTV, que no fim do mês troca de mãos e vai ser gerida por sua proprietária, a Viacom, também já ia mal das pernas: em agosto ficou em 50º lugar no ranking de 84 canais analisados. Cinco posições abaixo, por exemplo, do que a TV Câmara.

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos