Maratona 24h de "South Park" começa à 0h deste domingo
-
Reprodução
Cartman tenta eliminar hippies em episódio de "South Park"
Uma maratona com cerca de 70 episódios do desenho "South Park" começa à 0h, na virada deste sábado para domingo, no canal pago Comedy Central (que pertence à Viacom, dona da MTV e VH1).
A "overdose" de aventuras (e desgraças) dos amigos Eric Theodore Cartman, Stanley Marsh, Kyle Broflovski e Kenny McCormick faz parte das comemorações do 19º ano do desenho norte-americano.
Ao todo, "South Park" tem quase 270 episódios e já foi alvo de inúmeras ações judiciais movidas por famosos que se sentiram ofendidos ou mesmo ONGs. Os processos aconteceram, em sua maioria, nos primeiros três anos. Depois disso, aparentemente, o mundo "desistiu" de processar os autores.
"Hoje em dia quando alguém fica ofendido com alguma coisa, logo aparece alguém e diz: Ah, isso é 'South Park', desencana, eles são assim mesmo", explica um de seus criadores, Trey Parker, em uma entrevista para um minidocumentário sobre o processo de criação do desenho.
"Quando começamos a fazer 'South Park' (em 1997) usávamos computadores de US$ 35 mil. Hoje, usamos máquinas que qualquer um pode ter em sua casa", afirma.
Veja características de cada um dos garotos de "South Park"
Kyle Broflovski - Sua mãe engravidou de Kyle quando a família ainda morava em New Jersey, por isso, Kyle e sua mãe têm dentro de si, reprimido, um monstro comparável aos dos protagonistas do reality show "Real Housewives of New Jersey". Kyle é judeu e principal alvo do desalmado e cafajeste Cartman. Seu melhor amigo é Stan.
Kenny McCormick- Filho de pais alcoólatras, drogados e violentos, Kenny é o pobretão da turma. Usa sempre o mesmo casaco laranja e sua voz mal pode ser ouvida. . Kenny tem um poder "paranormal" que é nunca morrer, independente de ter passado os primeiros anos da série morrendo em todos os capítulos, e das formas mais violentas.
Stan Marsh - Aparentemente é o mais "normal" da turma, mas já fez tantas besteiras e maldades que merece perder esse título. Stan é filho de um pai geólogo (Randy) semialcoólatra e biruta. Sempre que arruma briga em campos de futebol ou na rua, a primeira coisa que o pai de Stan faz é tirar a camisa. Stan morre de vergonha dos pais, pois são dois idiotas.
Eric Theodore Cartman - Preconceituoso, egoísta, avarento, mesquinho, canalha, amoral, mimado, ordinário, vingativo, manipulador e, como se não bastasse, antissemita. Todos os piores defeitos da raça humana estão reunidos ao mesmo tempo neste, que é o principal personagem de "South Park". Cartman não vale nada, e ao mesmo tempo é o personagem mais querido do desenho.
Ricardo Feltrin
Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.