Ator Dado Dolabella vai recorrer para não pagar R$ 40 mil à camareira

Do UOL, em São Paulo

Dado Dolabella vai recorrer da decisão do Superior Tribunal de Justiça, que determinou que ele pague uma indenização por danos morais no valor de R$ 40 mil à camareira Esmeralda Honório. A informação foi confirmada pelo advogado do ator, Marco Aurélio Assef, ao UOL.

Em 2008, durante uma briga de Dado e Luana Piovanni, sua noiva na época, Esmeralda alegou ter sido agredida pelo ator e ficado 30 dias sem trabalhar por conta dos ferimentos.

"Essa decisão é isolada, de apenas um ministro. Essa sentença viola a vedação do enriquecimento ilícito. A quantia pedida para danos morais é exorbitante. A nossa ideia é mostrar que esse valor não tem fundamento. Há uma vontade de crucificar o meu cliente, por ser uma pessoa pública, e vamos recorrer de todas as formas ao STJ para não pagarmos nada", afirmou Assef.

Justiça

Em julho, o TJRJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) anulou a condenação de Dolabella por agressão à atriz Luana Piovani. O caso se arrastava desde 2008, quando câmeras de segurança de uma boate registraram uma briga entre o casal.

Dado já havia tido sua condenação confirmada pelo TJRJ, mas como a decisão dos desembargadores não foi unânime, ele teve o direito de recorrer. A reviravolta no processo aconteceu porque agora o tribunal entendeu que Luana Piovani não está amparada pela lei Maria da Penha, já que não pode ser considerada uma mulher "hipossuficiente nem vulnerável".

De acordo com a 7ª Câmara Criminal do Rio de Janeiro, "é público e notório que a Luana Piovani nunca foi uma mulher oprimida ou subjugada aos caprichos do homem".

Na época, Dado comentou sobre o assunto pelo Twitter. "Anulado! o mal voltando pra onde saiu".

Relembre o caso

A briga entre Dado e Luana aconteceu em 22 de outubro de 2008, na boate 00, na Gávea, Rio de Janeiro, onde a atriz comemorava a estreia da peça "Pássaros da Noite".

Luana começou a discutir com Dado. Durante a briga, ela caiu no chão - a atriz alegou ter levado um tapa no rosto, o que foi negado pelo ator. Quando sua camareira tentou ajudá-la, apartando a briga, foi empurrada e também caiu. Na queda, machucou os punhos e precisou imobilizar os dois braços.

No dia seguinte, a camareira, que fez exame de corpo de delito, prestou queixa de lesão corporal na 15ª DP (Gávea) e a atriz foi a sua principal testemunha. Luana também registrou queixa. A briga teria sido motivada por ciúmes, porque Luana mostrava os seios no palco.

Mais tarde, a polícia informou que imagens das câmeras de segurança da boate mostravam o momento da agressão: o ator aparecia empurrando Luana e a camareira. Pelo vídeo, no entanto, não era possível confirmar se ele dera mesmo um tapa na atriz. O laudo do exame de corpo de delito feito em Luana, no entanto, confirmou a agressão. 

Em março de 2009, o ator ficou preso por 24 horas, por ter desrespeitado uma decisão do 1º Juizado de Violência Doméstica do Rio de manter-se a 250 metros de Luana. No carnaval, ele ironizou a decisão posando para fotos num camarote com uma trena na mão. Em setembro de 2012, no entanto, uma decisão da Justiça o livrou da acusação de ter desobedecido a ordem judicial de se manter a pelo menos 250 metros de distância de Luana Piovani.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos