Russomanno nega que faça TV em horário parlamentar

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin

Colunista do UOL
  • Marcelo Brammer e Paduardo/AgNews

    O deputado Celso Russomanno e sua mulher, Lovani, em novembro de 2014

    O deputado Celso Russomanno e sua mulher, Lovani, em novembro de 2014

De acordo com registros da Câmara Federal e a programação da Record, o deputado federal Celso Russomanno (PRB-SP) tem apresentado em alguns dias uma espécie de "onipresença": ele aparece ao vivo na emissora ao mesmo tempo em que deveria estar na Câmara Federal.

Russomanno nega a "onipresença" e nega que esteja abandonando seu trabalho de deputado para fazer o quadro vespertino "Patrulha do Consumidor" (leia mais abaixo), na TV. Ele afirma que grava suas participações sempre em horário de almoço (deixa de almoçar) em Brasília.

Nos dias 3, 4, 10, 24 e 25 de fevereiro, dias em que foram realizadas essas sessões ordinárias, Celso Russomanno diz que esteve em plenário, mas também comandou seu quadro ao vivo na Record, em Brasília. A questão é que o horário das sessões (início às 14h) coincidiu com o horário em que ele apareceu ao vivo na tela da emissora (entre 14h30 e 15h10, pelo menos).

Segundo o "Relatório de Presença em Plenário", Celso Russomanno participou de oito sessões desde que tomou posse. O site informa que as sessões deliberativas ordinárias começam às 14h e possuem duração de cinco horas.

No dia 9 de fevereiro, por exemplo, o deputado comandou o quadro ao vivo no palco do "Programa da Tarde" na Barra Funda, em São Paulo. No entanto, o site oficial dos deputados informa que ele também esteve presente em uma sessão no plenário, em Brasília.

Dois empregos

No início do ano, Russomanno combinou com a Record um esquema para gravar o programa sem prejudicar suas atividades parlamentares. Ele só participaria do programa ao vivo em São Paulo às segundas e sextas-feiras (quando não há votações) e, nos demais dias, em Brasília, usaria um estúdio montado lá. Terças, quartas e quintas ocorrem sessões deliberativas ordinárias na capital federal.

O deputado-apresentador afirma que jamais deixou sua atividade parlamentar para gravar o programa, mas que não vai deixar de "defender o consumidor". Veja íntegra de sua resposta á reportagem:

Outro lado

"As matérias que são exibidas ao longo da semana no quadro 'Patrulha do Consumidor' são todas gravadas no dias em que estou em São Paulo, ou seja, segundas e sextas-feiras.

Eu uso o meu horário de almoço para participar, ao vivo, durante uma hora, do 'Programa da Tarde' (nos dias em Brasília).  A ordem do dia só se inicia às 16h, e neste horário estou presente para as votações. Não existe impedimento nenhum que eu faça uso da minha hora de almoço para entrar, ao vivo, no 'Programa da Tarde', às terças, quartas e quintas.

Eu não almoço para atender a Record.  Cumpro com todas as minhas funções como parlamentar e líder de um bloco com 38 parlamentares.  Quando existe sessão extraordinária à noite, eu saio do programa e vou direto para Brasília. Na primeira semana em que assumi minhas funções em Brasília, optei em ficar todos os dias lá.

É a minha bandeira a defesa do consumidor, como sempre foi nos meus outros quatro mandatos. Não tenho prefeito, vereador e cabos eleitorais trabalhando para mim. Tenho o voto consciente e vou continuar trabalhando defendendo o consumidor sem deixar de cumprir dignamente com o meu papel de deputado federal.

Honro o voto da população que me elegeu e faço cumprir os meus deveres como parlamentar. E também continuarei defendendo o consumidor dentro do quadro do 'Programa da Tarde'. Uma coisa não interfere na outra", diz Celso Russomanno em nota enviada à coluna.

O PRB, seu partido, é ligado à Igreja Universal cujo líder é Edir Macedo, dono da Record.

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos