Ibope responde a críticas de vice da RedeTV!

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin

Colunista do UOL

O Ibope respondeu às críticas e declarações do vice-presidente da RedeTV!, Marcelo de Carvalho. O executivo disse suspeitar de uma empresa que disse, em juízo, que sua medição em tempo real (realtime) não deve ser levada em consideração.

Afirmou ainda que a era do monopólio do Ibope (para medir audiências) está chegando ao fim, com a entrada da empresa alemã GfK, que deve divulgar seus primeiros números em agosto. Veja a íntegra da resposta do Ibope:

"O Ibope Media, que faz medição de audiência de televisão no Brasil desde 1954 e já enfrentou um ambiente competitivo em outras ocasiões, se consolidou como o provedor de métricas para o segmento e hoje conta com uma base de cerca de 400 clientes. Entre eles estão 21 canais de TV aberta e suas 75 afiliadas, 67 canais de TV paga e mais de 200 agências.

O instituto esclarece que, em fevereiro de 2015, o STJ proferiu sentença definitiva em um processo movido em 2001 pelo SBT, no qual a emissora buscava uma indenização por descumprimento contratual. O pedido foi rejeitado pela Justiça, que apenas determinou que o Ibope divulgue ao SBT sua metodologia de medição de audiência de televisão, já de amplo conhecimento do mercado e principalmente dos clientes.

A decisão, na prática, não implica em qualquer mudança na conduta já adotada pelo Ibope, que preza pela transparência de sua metodologia, conforme materiais técnicos distribuídos e treinamentos realizados a seus clientes.

O Ibope reforça que seus processos metodológicos são validados pela Comissão ABAP-Redes e auditados anualmente pela Ernst & Young, que segue padrões internacionais de qualidade na medição de audiência de televisão. Por fim, ressaltamos que sempre cumprimos e cumpriremos todas as decisões judiciais, incluindo a relacionada a este processo, assim que determinado. Instituto Ibope".

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos