Gays também são bem-vindos à Universal, diz bispo Macedo

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin

  • Reprodução/Instagram/bispomacedo

    Edir Macedo em frente ao Templo de Salomão, em São Paulo

    Edir Macedo em frente ao Templo de Salomão, em São Paulo

Cerca de duas semanas atrás, em seu programa diário veiculado em rádio, TV e internet, o bispo Edir Macedo causou espanto ao criticar movimentos que levantam bandeira contra os gays.

Em tempos em que pastores e autodenominados "apóstolos" pregam a "cura" de gays, seja pela oração, "conversão" ou "exorcização", as declarações de Macedo causaram furor e críticas no meio evangélico.

"Jesus faria isso se vivesse em nosso tempo? Não creio. Jesus não levantou bandeira alguma contra gays. Ele nunca disse: Olha, vocês [apóstolos] têm de falar contra o homossexualismo porque é proibido. Nada disso", afirmou o líder da Universal.

A Igreja Universal é uma das maiores correntes evangélicas do país, com 2,5 milhões de fiéis declarados ao IBGE. Porém cabe lembrar que mais de 10 milhões de evangélicos --dados de 2010-- não revelam a qual linha evangélica pertencem.

A pregação de Macedo no "Palavra Amiga" rapidamente se espalhou em redes sociais e, especialmente, no mundo religioso. O bispo passou a sofrer críticas e mesmo ataques de outros evangélicos, que o acusaram de defender a homossexualidade. Macedo nega.

Nesta entrevista exclusiva ao UOL, por e-mail, o líder da Universal afirma que não defende a homossexualidade, mas também não condena os homossexuais, e que sua igreja sempre estará de braços abertos --seja para gays, heterossexuais ou mesmo assexuados.

"Creio que o senhor Jesus deu um excelente exemplo de mensagem para todos os pecadores: Não incriminou ninguém, exceto os RELIGIOSOS HIPÓCRITAS" (nota: maiúsculas do próprio entrevistado).

Na entrevista abaixo, o bispo dá uma nova braçada contra a maré da intolerância que grassa entre pastores-políticos conservadores e outros pregadores menores.

Pela primeira vez, afirma categoricamente que a Igreja Universal acolhe e recebe os gays sem intenção de mudá-los ou "convertê-los" à heterossexualidade. É verdade, porém, que a Universal também não aceita que o Estado (governo) defenda a homossexualidade em livros didáticos.

"O que deveria servir para combater a discriminação vira propaganda explícita do homossexualismo", criticou em seu blog quatro anos atrás.

"A Universal sempre aceitou e aceita todos os homossexuais, como acolhe qualquer ser humano do jeito que ele é", afirma ao UOL. "Nossa missão é pregar o Evangelho a toda criatura, independentemente do que ela é, faz ou deixa de fazer."

O religioso, porém, admite que, de acordo com a Bíblia, homossexualidade é, sim, uma forma de pecado. "Mas não é maior nem menor que qualquer outro [pecado]", frisa. Como a gulodice, a ira, a preguiça e a luxúria --inclusive se ela for heterossexual, vale dizer.

Bispo Macedo não se recusa a orar ou abençoar eventualmente fiéis da Universal que queriam voluntariamente abandonar a orientação gay, como mostra um vídeo publicado em 2012.

No entanto, essa não é e nunca será uma prática imposta ou uma "condição" para que alguém faça parte da Universal. A própria família do bispo, aliás, já foi alvo de discriminação.

Em abril de 2013, um site de fofocas gospel publicou matéria que afirmava que um dos filhos de Macedo, Moysés, havia se declarado gay. A matéria era falsa. No dia seguinte, o site se retratou com um pedido de desculpas público a Moysés e a toda sua família, e retirou a reportagem do ar.

Leia a seguir a íntegra da entrevista com o bispo Edir Macedo de Bezerra.

UOL -  Em um recente programa "Palavra Amiga", o senhor fez um pronunciamento claro de que não é contrário aos gays, e que não faz nenhuma crítica a orientação sexual porque o próprio Jesus nunca o fez também. Isso significa que a Universal aceita de braços abertos os gays como fiéis, sem querer mudar o comportamento deles?
Bispo Edir Macedo - A Universal sempre aceitou e aceita todos os homossexuais, como acolhe qualquer ser humano do jeito que ele é. Nossa missão é pregar o Evangelho a TODA CRIATURA [Nota: ênfase do próprio bispo], independentemente do que ela é, faz ou deixa de fazer. São criaturas humanas que carecem de conhecimento do Evangelho como quaisquer outras.

UOL - Como a Igreja Universal e o senhor veem essas teses (ou tentativas) de "conversão" ou "cura" de gays, que ocorrem com frequência em outras igrejas evangélicas?
Bispo Macedo - A conversão não depende de bispos, de pastores e da Universal. É uma obra exclusiva do Espírito de Deus. Como disse, nossa missão é pregar o Evangelho. O resto fica por conta de Deus.

UOL - A Universal, portanto, não considera a homossexualidade um pecado?
Bispo Macedo - A Universal está 100% de acordo com a Bíblia, o que significa que considera que homossexualismo não é maior ou menor que qualquer outro pecado.

UOL - Em sua pregação (no programa "Palavra Amiga"), o senhor citou Jesus. Ou seja, o Novo Testamento. Só que a Universal também faz uso em pregações do Velho Testamento, que faz restrições à homossexualidade, não é mesmo? Como a igreja se situa nesse sentido? Afinal, é o Novo ou Velho Testamento que contam?
Bispo Macedo - Tanto o Velho quanto o Novo Testamento condenam essas práticas. Entretanto, o Senhor Jesus não veio para condenar, mas para salvar. Cremos que o Senhor Jesus deu um excelente exemplo de mensagem para todos os pecadores: Não incriminou ninguém, exceto os RELIGIOSOS HIPÓCRITAS.

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos