Jornais da TV têm queda recorde de Ibope; a culpa é da internet? Opine
Um possível efeito da overdose de informação e noticiário presentes na internet pode já ter causado a primeira vítima "oficial": o jornalismo na TV ou telejornalismo. Dados exclusivos obtidos pelo programa Ooops!, apontam que praticamente todos os principais telejornais da TV aberta brasileira amargam grandes perdas de ibope este ano, na comparação com o ano passado.
Os jornais até então considerados os mais "badalados" da TV brasileira, como o "Jornal Nacional", da Globo, chegou a perder 12% de Ibope este ano, até 31 de agosto. O cultuado "Jornal da Band" também não ficou livre da perda de 12%. O pior resultado ficou com o "RedeTV! News", que viu este ano quase metade de seu público desaparecer (41%; veja tabela abaixo).
Os dois principais telejornais do SBT também registraram queda, embora menores que os concorrentes. O "SBT Brasil" perdeu 3% de audiência e o "Jornal do SBT" caiu 6%
Esse pode ser um dos motivos para que Silvio Santos tenha retomado a ideia de ressuscitar pela enésima vez um jornal no estilo "Aqui Agora", jornal popularesco que poderia concorrer diretamente com o "Cidade Alerta" (Record) e o "Brasil Urgente" (Band).
Cabe notar que em todo esse balanço, a única emissora que conseguiu crescer, ainda que pouquinho, na área de telejornais, foi a Record?
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- http://televisao.uol.com.br/enquetes/2013/09/17/na-sua-opiniao-o-que-explica-a-queda-de-ibope-dos-jornais-da-tv.js
QUEM É LEGAL
Marcelo Adnet
Esta coluna se retrata da injustiça cometida contra esse talentoso artista e humorista. Ele sempre foi alvo de elogios por aqui quando estava na MTV, e o fato de ir para a Globo pode até "engessar" seu humor, mas não pode reduzir seu talento e criatividade. Se os projetos que fez até agora não fizeram muito sucesso, certamente não é por sua falta de talento, mas escolha errada do trabalho por parte da emissora.
QUEM IRRITA
Anitta, Naldo e as novas estrelas da MPB (sic)
Incrível o espaço que a péssima música tem nos programas de auditório em praticamente todas as emissoras. Letras medíocres, melodias paupérrimas e um rebolado insosso são a fórmula ideal para se fazer sucesso hoje em dia. Vão em frente, mas por favor, não me informem a respeito.
Ricardo Feltrin
Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.