Após reclamações, Globo paga artistas por reprises no canal Viva

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin

Colunista do UOL
  • Alex Palarea e Felipe Panfili/AgNews

    César Filho (na foto com a mulher, Elaine Mickely) receberá pelas reprises do Globo de Ouro no canal Viva

    César Filho (na foto com a mulher, Elaine Mickely) receberá pelas reprises do Globo de Ouro no canal Viva

Após várias reclamações públicas e até mesmo ameaças de processos judiciais, a Globo finalmente decidiu pagar artistas por direitos de exibição de reprises de produções antigas da emissora em um de seus canais na TV paga, o Viva.

O aviso de pagamento está sendo feito pela emissora por meio de Sedex enviado às casas dos artistas.
 
César Filho, hoje na Record, é um artista que acaba de receber correspondência da Globo informando que ele pode se dirigir à emissora para receber seus direitos, referentes à reexibição de episódios do "Globo de Ouro".
 
No mês passado, uma coluna de TV no Rio chegou a publicar que César estava processando a emissora, mas ele negou isso em redes sociais. 
 
De qualquer forma, foi só depois que a notícia de um suposto processo vazou que a Globo fez o aviso de pagamento. O canal Viva estreou em 2010.
 
Já Sônia Braga entrou na Justiça do Rio exigindo indenização pelo fato de o canal ter reprisado a novela "Dancin' Days", da qual é protagonista, sem que fosse procurada.
 
O canal Viva justifica que apenas "compra da Globo" conteúdo, e que é a Globo que tem de fazer os pagamentos. A emissora aberta, por sua vez, diz que todos recebem corretamente, mas não é o que mostram as queixas cada vez mais crescentes.
 
Baseado exclusivamente em reprises de velhas produções da Globo, o Viva é um dos maiores sucessos de audiência de todos os tempos na TV paga. No ano passado, chegou a ficar entre os 10 maiores ibopes da TV por assinatura.
 

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos