Ibope diz que "errou" e eleva audiência do "JN" em 5 pontos

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin

Colunista do UOL
  • Reprodução/TV Globo

    William Bonner na bancada do "JN"

    William Bonner na bancada do "JN"

Depois de registrar ontem uma das mais baixas audiências da história do "JN" num dia últil (20 pontos na Grande São Paulo nos dados prévios), o Ibope divulgou agora há pouco os números consolidados para as emissoras.

O instituto -- único que mede o ibope da TV aberta atualmente -- atrasou em mais de duas horas a divulgação nesta terça e informou às emissoras que teve um "problema técnico" que teria afetado a medição em tempo real ontem.

Com essa justificativa, o Ibope elevou a média do "JN" dos 20 pontos medidos ontem (no realtime) para 25 pontos hoje.

Mesmo com esse aumento, o índice do "JN" foi bem abaixo da média normal. 25 pontos é índice que o telejornal obteve na última segunda-feira de Carnaval.

Sobre as demais emissoras, como Record e SBT, o Ibope aumentou seus índices em apenas 2 pontos na comparação com as médias registradas ontem.

A novela "Babilônia", da Globo, também "disparou" no ibope consolidado.

Dos 23 pontos registrados ontem, o Ibope elevou sua média consolidada para 28,7 pontos hoje. Cada ponto vale por 67 mil domicílios sintonizados na Grande SP.

Não há registro recente de uma atração que tenha subido tantos pontos. Historicamente, o normal é que haja uma variação de um a dois pontos entre real time e ibope consolidado.

O resultado ontem no ibope real time causou comoção na redação da Globo. Na segunda-feira anterior a média fora de 29 pontos.

Dez anos atrás a média do "JN" era de 35,8 pontos na Grande São Paulo.

A CGCom diz que, na comparação entre janeiro e março de 2014 e deste ano, o "JN" teve crescimento de 2 ptos (8%).

A partir do próximo mês, o instituto alemão GfK passará a concorrer com o Instituto Ibope e divulgará dados próprios da medição de audiência das TVs aberta e fechada em todo o país.

Todas as emissoras abertas, com exceção da Globo, assinaram contrato para receber os dados da GfK também.

Até o mês passado, pelo menos, a Globo havia decidido continuar recebendo apenas os dados do Ibope.

Outro Lado

A coluna consultou o ibope a respeito do problema e recebeu uma posição do instituto:

"Em linha com o compromisso com a qualidade de seus dados e com a transparência com o mercado, o IBOPE Media esclarece que identificou uma instabilidade nos servidores de processamento que impactou os dados preliminares de audiência de TV (Real Time), da praça Grande São Paulo, a partir das 18h de segunda-feira (23).

Reforçamos que todas as providências cabíveis já foram tomadas, a situação está normalizada e os dados consolidados foram entregues hoje, terça-feira (24), dentro dos padrões de qualidade da empresa."

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos