Igreja de Justin Bieber abre sede em SP em dezembro

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin

Colunista do UOL
  • Reprodução/Instagram/justinbieber

    Mar.2015 - Bieber, fiel da Hillsong Church, participa de jogo beneficente de tênis

    Mar.2015 - Bieber, fiel da Hillsong Church, participa de jogo beneficente de tênis

A Hillsong Church, igreja que ficou conhecida no mundo laico no ano passado após receber como um de seus mais ilustres fiéis o cantor e instrumentista canadense Justin Bieber, abrirá sua primeira unidade no Brasil em dezembro, em São Paulo.

O bairro onde ficará a unidade da Hillsong, porém, ainda não foi definido. Quase que ao mesmo tempo será aberta uma outra unidade também em Buenos Aires, na Argentina. Essas seriam as maiores e primeiras de uma série de unidades que irão abrir até o ano de 2020 na América do Sul.

O UOL antecipou que a igreja estava interessada no Brasil em abril do ano passado.

Após meses de mistério, seu pastor e fundador, Brian Houston, finalmente confirmou publicamente a abertura no Brasil no último dia 8, durante pregação na sede mundial da Hillsong, na Austrália.

Conforme o UOL antecipou, emissários da igreja passaram os últimos dois anos visitando o Brasil inteiro em busca de um local ideal para a primeira unidade nacional da igreja. Também gastaram esse tempo estudando a legislação brasileira para religiões. A Hillsong evita se instalar em locais em estado de guerra ou conflitos deflagrados (petrolão e outros teatros de corrupção no país são considerados como locais em crise, mas não chegam a ser considerados conflitos deflagrados).

Diferentemente da maioria das igrejas evangélicas no Brasil, a Hillsong não faz uso, em suas pregações, da chamada "teoria da prosperidade". Ou seja, não há nenhuma ênfase para fazer o fiel colaborar com dinheiro, pagar bastante dízimo ou "aceitar desafios" sob o argumento que, fazendo isso, ele poderá receber de volta bens materiais ou pessoais que Deus lhe devolverá.

A Hillsong baseia sua missão em pregar por meio da música. Ela possui dezenas de bandas diferentes que cantam e louvam a Deus e a Jesus nos mais diferentes estilos: baladas, marchas, rock e pop estilo inglês, entre outros.

Existe até a Hillsong Kids, infantil, que é renovada todos os anos (assim que seus integrantes vão envelhecendo eles mudam para outras bandas e assim por diante).

Mercado cheio

Muitas igrejas evangélicas no Brasil, especialmente as que usam a "teoria ou teologia da prosperidade", temem a chegada da Hillsong. Isso porque, no resto do mundo, a igreja neozelandesa-australiana tem um apelo muito grande junto a jovens.

Por exemplo, na Inglaterra, em Londres, todos os domingos, a igreja aluga o enorme Dominium Theatre, localizado na Tottenham Court Road, West End. Com capacidade para mais de 2.000 pessoas sentadas, ali a igreja fundada por Brian e Bobbie Houston realiza ao menos cinco cultos dominicais a partir das 8h.

Cada culto tem uma banda diferente e pregadores diferentes que abordam os mais diversos temas. O intervalo entre cada culto é preenchido com café, chocolate e bolinhos servidos gratuitamente pela igreja. O domingo acaba se tornando um enorme e agradável encontro de jovens que vão não apenas louvar, mas também dar uma paqueradinha. Os fiéis são extremamente amistosos e reconhecem qualquer "forasteiro" que porventura tenha aparecido por lá.

Cada culto dura cerca de uma hora e meia. No dia em que a reportagem do UOL esteve presente, notou que cada cadeira tinha uma sacolinha azul de pano, destinada a quem quisesse fazer alguma colaboração financeira, mas em nenhum dos cinco cultos assistidos qualquer pastor lembrou da existência da sacolinha ou pediu dinheiro aos fiéis.

Uma igreja que certamente será afetada pela chegada da Hillsong é a Renascer, ex-igreja do craque Kaká. Com grande ênfase na música, a Renascer é o que existe de mais parecido com a Hillsong no Brasil. A grande diferença é que ela também faz uso fundamental da teoria da prosperidade nas pregações.

Seu slogan, Deus é Fiel, é justamente a respeito disso. Deus é fiel porque, se você colaborar com a igreja, se ajudá-la, se aceitar seus inúmeros desafios, se for um gideão, terá alguma coisa em troca: prosperidade, bens etc.

OUÇA HILLSONG CHURCH NA RÁDIO UOL

Saiba mais sobre o Hillsong, igreja de Justin Bieber e Vanessa Hudgens

Bieber entrou para igreja após prisões nos EUA

Relembre os problemas de Justin Bieber com a polícia

Ricardo Feltrin

Ricardo Feltrin é colunista do UOL desde 2004. Trabalhou por 21 anos no Grupo Folha, como repórter, editor e secretário de Redação, entre outros cargos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos